Ultrassom para equipamentos industriais

Você sabia que equipamentos também fazem ultrassom? Diferente de nós, seres humanos, que fazemos esse tipo de exame com uma certa frequência para encontrarmos coisas específicas que podem haver de errado no nosso corpo, os aparelhos e equipamentos industriais precisam fazer ultrassom para averiguar a qualidade e medir a sua espessura.

Além de averiguar esses dados sobre sua estrutura, o ultrassom também é feito para encontrar erros, fissuras e descontinuidades no equipamento que pode ocasionar em um mal funcionamento ou uma durabilidade menor do que a esperada dele.

Tipos de inspeção industrial via ultrassom

Existem diversos tipos de ultrassom para o setor industrial, alguns deles conseguem avaliar mais de uma coisa, outros são mais específicos para certos pontos e equipamentos, mas de maneira geral todos eles executam o mesmo tipo de teste: verificar as condições de estrutura e espessura do objeto através de reflexo de ondas sonoras.

Um dos muitos modelos de disponíveis, é o ultrassom TOFD com registro contínuo, esse modelo faz a avaliação partes que foram soldadas através das ondas sonoras também, mas seu diferencial se encontra em conseguir calcular  as fissuras e falhas, para saber quais reparos que precisam ser realizados, como altura, localização, profundidade que precisa ser preenchida. 

o método TOFD (Time of flight diffraction ultrasonics ou tempo de voo de ondas difratadas) é uma dos mais rápidos e precisos, além de conseguir detectar até mesmo mínimas fissuras difíceis de serem encontradas, até mesmo por outros tipos de ultrassom industriais existentes, ele consegue ser realizado por um período maior para coletar mais dados sobre o comportamento do equipamento durante seu funcionamento, além disso é um método de inspeção que não agride o meio ambiente, como é o caso da radiografia que utiliza uma pequena quantidade de radiação.

Postagem criada em: 13/05/2022 - 20:47


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.