Sprinkler: dispositivos para combater incêndio

Você sabe como os sprinkler são ativados durante os incêndios? Os sprinklers são dispositivos que são ativados automaticamente a partir de uma temperatura determinada.

A instalação de sistema de sprinklers é feita para que ele aja em conjunto com outros dispositivos como o detector de fumaça e de incêndio, mas eles também podem ser ativados automaticamente quando atingem uma certa temperatura, isso é definido de acordo com a coloração de seu bico. 

As cores são devido a diferentes fluidos que são armazenados ali, e cada uma deles possui um ponto de ebulição, sendo assim ao atingir seu ponto de ebulição, o líquido ferve, o que ativa a válvula para liberar a água para apagar o incêndio ou para resfriar a temperatura do local que pode estar propenso a iniciar um incêndio.

A temperatura mínima de ação dos sprinklers é de 68°C que é representado pela cor vermelha, as outras temperaturas são 79°C, 93°C e 141°C, representados pelas cores amarelo, verde e azul, consecutivamente.

Onde e como colocar sprinklers

Os sprinklers devem ser colocados em edificações com mais de 23 metros, ou em edificações específicas que contém um grande fluxo de pessoas, como casas de eventos, shoppings, hotéis, hospitais, indústrias, depósitos e muitos outros tipos especificados na ABNT sobre dispositivos de combate a incêndio.

Quando se trata de sprinklers a instalação deles deve ser feita em teto ou em paredes laterais. A distância correta entre os dispositivos deve ser de 37 metros para sprinklers de teto, e de 18 metros para sprinklers instalados lateralmente em paredes, isso é devido ao seu alcance e área de abrangência.

Postagem criada em: 02/06/2022 - 20:57


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.