Uma adequação de para-raios é um processo que tem o objetivo de alinhar o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) quando este apresenta alguma não-conformidade. 

Os para-raios ou SPDA são instalados para captar e direcionar a eletricidade das descargas atmosféricas para o solo, evitando que ela cause danos às estruturas, equipamentos e pessoas. Essa adequação consiste na conexão adequada entre os componentes e todo o sistema, a captação, descida e aterramento.

O para-raios é uma proteção contra descargas atmosféricas, mais conhecidas como raios, que podem ocasionar danos materiais e humanos. Quando as partículas elétricas dos raios são direcionadas a um determinado ponto, elas são desviadas para o solo, por meio de um condutor metálico presente no SPDA e direcionado para o solo.

Para obter a adequação do SPDA, os proprietários devem contar com a ajuda de profissionais qualificados, pois é necessário que o sistema seja montado corretamente e de acordo com as normas vigentes.

Além disso, é importante realizar manutenção constante nos SPDA para garantir sua eficácia. A verificação deve ser feita regularmente para detectar possíveis falhas no sistema e realizar reparos quando necessário.

A adequação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas é extremamente importante para garantir a segurança de edifícios, equipamentos e pessoas. 

Ao instalar adequadamente para-raios, você está reduzindo significativamente o risco de danos materiais ou de perda de vidas humanas resultantes de uma descarga atmosférica no local. Portanto, conte com o auxílio de uma empresa especializada para realizar a adequação do SPDA do seu edifício e garantir a segurança do imóvel, equipamentos e de todos os usuários.

Postagem criada em: 07/06/2023 - 16:36


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por Engenharias. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.