Reparos em instrumentos de medição é fundamental

manutenção de instrumentos de medição consiste em realizar reparos nestes equipamentos ocasionados por desgastes naturais, quedas, atritos, vazamento de bateria, entre outros fatores, com o intuito de que o aparelho opere dentro das especificações determinadas pelo fabricante, de modo que funcione nos mesmos padrões que foram projetados. Em termos de uma manutenção dos equipamentos que são utilizados para garantir a qualidade final de um produto pode ser realizado tanto para prevenção quanto para correção. Antes de se executar a manutenção, é necessário fazer uma análise do aparelho com o objetivo de identificar as falhas, para certificar se vale a pena o reparo ou se convém a sua substituição. A manutenção corretiva de uma ferramenta de medição implica na restauração dos padrões originais do dispositivo. Já a manutenção preventiva consiste em realizar mínimos ajustes, como pintura, troca de fluídos, limpeza, componentes elétricos e reposição de peças externas devido a leves desgastes causados por usos constantes. Após a restauração do dispositivo é obrigatório fazer uma nova calibração, pois, no processo de reparos, a sensibilidade de elementos mecânicos e eletrônicos são afetados, fazendo com que a calibração anterior seja anulada.

Ressaltando que os instrumentos de medição foram projetados no intuito de otimizar processos específicos de segmentos variados, tais como indústrias, laboratórios, engenharias mecânica e eletrônica, por exemplo, e que sua principal função é obter resultados precisos de medição, é de suma importância de que o seu funcionamento esteja dentro da normalidade em que foram projetados, por isso é indispensável manter uma manutenção dos equipamentos em dia e assim garantir maior segurança e qualidade de produção. E uma empresa qualificada é essencial para realizar os serviços de manutenção.

Postagem criada em: 30/09/2022 - 16:22


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.