Proteção contra descargas elétricas em edificações

Na construção de edificações é necessário que seja feito o plano de construção, de energia elétrica, o hidráulico e outros tipos de planos que são para a segurança da construção.

Entre os cuidados com a segurança do local está o projeto SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas), esse projeto é feito para que a construção seja segura durante tempestades e descargas elétricas.

Também conhecido como pára-raios, o SPDA é a forma mais segura de proteger tanto a estrutura quanto produtos que utilizam de eletricidade e ficam conectados o tempo toda nas tomadas, evitando que haja um curto elétrico danificando os aparelhos e que as pessoas no local sejam atingidas ou tenham ferimentos.

Quando deve ser utilizado o SPDA

A utilização desse tipo de equipamento é obrigatória para edificações que contenham sua área de valor maior ou igual a 1500 m² ou 25 metros de altura, de acordo com as normas regulamentadoras de segurança para construções e que preza pela segurança dos trabalhadores e habitantes em edificações. Isso é necessário pois são edificações que são mais altas e têm uma maior propensão a ter contato com os raio atmosféricos, portanto precisa de um método que proteja desses possíveis contatos com as descargas elétricas.

A aplicação desses equipamentos é muito importante, por isso deve ser feita apenas com uma empresa ou profissionais que sejam habilitados e credenciados para realizar esse tipo de serviço, já que se trata de um método de segurança e deve ser feito com atenção e cautela para que tudo esteja em pleno funcionamento.

Postagem criada em: 08/06/2022 - 19:29


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por Engenharias. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.