Proteção Adequada Contra Descargas Atmosféricas

Um laudo de vistoria SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é um documento técnico emitido por um profissional qualificado indicando o estado de funcionamento de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas. 

As vistorias incluem a verificação de cabos, pontes, conectores, aterramento, sistemas de detecção e outros materiais associados à SPDA. O objetivo é garantir que todos os componentes do sistema estejam em conformidade com as normas pertinentes. O laudo de vistoria pode ser solicitado ao instalador ou fabricante do equipamento para garantir que os padrões de segurança sejam cumpridos.

Este laudo é emitido por uma empresa certificada que atesta que o sistema de proteção contra descargas atmosféricas foi inspecionado, avaliado e concluído dentro das normas e regulamentos aplicáveis. Esta vistoria pode incluir testes, medições, verificação da integridade mecânica e elétrica dos dispositivos de proteção, além da inspeção de componentes internos.

O objetivo desta vistoria é garantir que o sistema de proteção contra descargas atmosféricas esteja instalado e operando adequadamente para proteger edifícios, equipamentos, pessoas e outros bens contra danos provocados por descargas atmosféricas, conhecido popularmente como raios.

O laudo deve conter informações relacionadas à localização, ao tipo de equipamento, à data da vistoria, aos resultados das medições e testes realizados e às conclusões do técnico. Além disso, o laudo pode conter recomendações sobre manutenção preventiva e  corretiva a fim de garantir o seu pleno funcionamento.

Para emitir este laudo é de extrema importância contar com o auxílio de um profissional habilitado ou uma empresa especializada neste segmento para que seja executado de forma adequada, seguindo todos os parâmetros legais exigidos.

Postagem criada em: 07/06/2023 - 15:44


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por Engenharias. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.