A análise termográfica é um método não invasivo que permite verificar a emissão de radiação infravermelha de equipamentos maquinários que possuam intensidade proporcional à temperatura deles, procedimento muito comum nas indústrias de vários segmentos com o objetivo de proporcionar o máximo desempenho de seus instrumentos. Esse método é muito importante para uma manutenção preditiva, contribuindo para uma redução de custos operacionais. Essa técnica auxilia na medição e identificação de alteração de temperatura dos equipamentos e com isso constatar a eficiência dos equipamentos, evitando quaisquer problemas que possam aparecer. 

A termografia é destinada a verificar as condições de circuitos quadros de energia de baixa e média tensão de aparelhos eletroeletrônicos ou outros campos como subestações, cabines de entrada de energia, instalações elétricas, linhas de alta tensão e nobreak, entre outros. Além de contatar problemas recorrentes em maquinários como falta de lubrificação, problemas de alinhamento entre os eixos do equipamento, atritos entre peças, etc.  E ainda aplicar correções em peças desgastadas, sobrecarga de circuitos, oxidação de componentes, entre outras correções. A manutenção preditiva gera redução de custos sobre a manutenção corretiva, elevando a produtividade industrial.

Muitos são os benefícios gerados quando se realiza esse procedimento, entre eles destacam-se o aumento da vida útil de todo o sistema maquinário, redução de custos de manutenção, melhora na segurança de equipamentos, instalações e pessoas, desempenho com qualidade dos instrumentos e muitos outros. Em suma, a termografia visa soluções que a uma empresa precisa para que não comprometa a sua produtividade, com a garantia do bom funcionamento de seus equipamentos.   

Postagem criada em: 07/10/2022 - 15:17


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.