Método de ensaio industrial não destrutivo

No ambiente industrial é muito importante garantir que todos os equipamentos estão em boas condições e em perfeito estado de funcionamento, afinal, qualquer problema com o equipamento pode ser um grande prejuízo para empresa e pode acabar causando problemas na produção.

Por conta dessas situações, os equipamentos passam por diversos testes durante e depois da sua fabricação, dessa maneira é possível definir quando pode ter ocorrido algum erro ou falha de montagem ou produção da peça, dentre os testes realizados o ultrassom é o que melhor consegue averiguar erros de continuidade e falhas no item.

Ultrassom industrial – um teste não destrutivo muito eficaz

Para verificar as condições dos equipamentos de empresas e grandes indústrias, é utilizado o ultrassom, que é um ensaio não-destrutivo muito utilizado por não danificar ou forçar o equipamento fisicamente. Através do ensaio de ultrassom é possível encontrar falhas internas do produtos, como falhas e descontinuidade de solda.

Por conta do reflexo das ondas sonoras é possível mapear e encontrar problemas na estrutura de equipamentos, como problema de solda, fissuras e rachaduras, que normalmente não são possíveis de notar apenas ao olhar humano, dessa maneira é possível encontrar os locais onde são necessários realizar reparos e manutenções corretivas, evitando problemas com o andamento da produção no futuro.

Então, podemos concluir que os ensaios realizados com o método de ultrassom são preferíveis por diversos aspectos:

  • sem interrupção da produção

  • consegue analisar falhas de forma precisa

  • não força fisicamente o equipamento

  • melhor e mais rápido de ser feito do que radiografias

Por esses e outros motivos, o teste de ultrassom em equipamentos é preferível a ser realizado do que os outros disponíveis no mercado industrial.

Postagem criada em: 09/05/2022 - 20:46


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.