Manutenção preventiva ou corretiva?

Quando se trata de equipamentos e dispositivos elétricos que são bastante utilizados, logo se deve imaginar que é um item utilizado em grandes indústrias e que podem acabar sofrendo algum defeito graças ao grande desgaste por conta da utilização.

Esse desgaste pode ocorrer também em motores de equipamentos, mas ao acontecer isso é bastante importante verificar se mais nenhum outro componente foi danificado. Quando o motor dá problema é necessário inspecionar os elementos para saber onde exatamente ocorreu o problema.

Numa hipótese, podemos dizer que o motor parou de funcionar e ao ser analisado, percebeu-se que o problema foi em sua bobina que acabou desgastada ou que ela queimou pelo grande esforço na utilização, talvez esse equipamento não tenha recebi as vistorias necessárias que devem ser feitas regularmente, e que poderia ter encontrado sinais de falhas antes da bobina parar de funcionar de vez. Mas como não foi encontrado, não há muito o que fazer a não ser o rebobinamento de motores elétricos, ou seja, fazer a troca da bobina, já que ele é a parte que está com o defeito.

O rebobinamento é um tipo de manutenção corretiva, que é considerada uma manutenção emergencial, já que o equipamento teve um problema para poder ser solucionado. Quando inspeções são feitas regularmente, é mais fácil de identificar quando há algum tipo de problema e fazer uma manutenção preventiva, que é aquela feita antes do equipamento dar defeito, mas quando ele apresenta sinais de que pode dar defeito, por isso é preferível fazer a manutenção preventiva do que a corretiva, pois pode haver um atraso na produção por conta do equipamento quebrado, e porque a preventiva é econômica por já ser realizada durante a visita do técnico.

Postagem criada em: 16/08/2022 - 16:57


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