Inspeção para equipamentos industriais — Ultrassom

Para atestar a qualidade e medir estruturas de equipamentos industriais, é preciso realizar ensaios não destrutivos, ou seja, inspeções que não forçam e não causam desgastes no aparelho, além disso esse tipo de ensaio também não costuma precisar interromper o funcionamento do equipamento para ser realizado, a maioria dos testes não destrutivos consegue avaliar o equipamento enquanto ele exerce sua função na produção.

Dentre os tipos existentes de ensaio não destrutivos os mais utilizados e conhecidos deles são radiografia e ultrassom, ambos conseguem medir a espessura da estrutura do equipamento a uma pequena distância. 

Diferenças entre radiografia e ultrassom industrial

A diferença é que um deles precisa que o local seja parcialmente (se não totalmente) esvaziado, já que a radiografia lida com uma certa quantidade de radiação para gerar os resultados. Enquanto o método de ultrassom pode ser feito até mesmo na presença de muitas pessoas, com o equipamento em funcionamento sem problema algum, pois ele utiliza o reflexo de ondas sonoras para poder receber as informações e gerar os gráficos com os resultados.

Para realizar esse tipo de ensaio é necessário que uma empresa de ultrassom industrial seja responsável por efetuá-lo, já que se trata de um teste sério e que precisa ser bem feito, assim evita que mais ensaios precisem ser feitos.

Como existem diversos modelos de testes de ultrassom industrial, saiba quais você poderá encontrar disponíveis:

  • Ultrassom A-scan;

  • Ultrassom B-scan;

  • Ultrassom C-scan;

  • Ultrassom Phased Array.

Sendo cada uma deles abordado de maneiras um pouco diferentes, por conta de sua tecnologia, posicionamento ou tempo de realização do teste, mas todos eles realizam o mesmo trabalho: medir e identificar falhas em espessuras de equipamentos industriais.

Postagem criada em: 12/05/2022 - 20:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.