Documentação para aterramento e SPDA

Que a utilização de para-raio em edificações é comum, você já sabe, mas você sabe o que é um aterramento elétrico? 

O aterramento elétrico é uma forma de deixar as voltagem elétrica equivalentes a zero, ou seja deixar eles no mesmo nível a ponto de não serem utilizáveis, nem perigosas como seriam.

Esse método é usado para evitar que as descargas elétricas acabem gerando cargas de fuga que possam danificar aparelhos eletrônicos, rede elétrica e causar até ferimentos nas pessoas presente no local. 

Para ter a certeza de que o aparelho do sistema de proteção contra descargas atmosférica (SPDA) esteja funcionando corretamente é ideal realizar a instalação de um aterro elétrico, ou seja conectar o sistema do SPDA a um fio terra, que receberá as descargas elétrica através do para-raios e  dispensará elas diretamente na terra, sem que afete diretamente a rede elétrica dos edifícios.

Por conta da utilização do SPDA e do aterro elétrico é necessário realizar algumas inspeções para obter a certeza do funcionamento dos dois sistemas no edifício que ele foi instalado, e para receber o laudo de aterramento, que garante o funcionamento do sistema e a segurança de utilizá-lo na edificação. 

Esse tipo de laudo é muito importante, pois é uma prova de que o prédio possui proteção contra as descargas elétricas, que podem afetar o funcionamento da rede elétrica. Esse documento possui uma validade de até 3 anos de como garantia de funcionamento, porém existem alguns casos que a inspeção para emissão do laudo seja feita anualmente, portanto, se você precisa de um laudo referente ao aterramento elétrico, procure por profissionais e se informe corretamente sobre a situação do seu imóvel referente a validade do documento.

Postagem criada em: 08/06/2022 - 19:35


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por Engenharias. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.