Conhecendo mais sobre ensaio não destrutivos
Dentre os diversos métodos para testar um produtos, existe a categoria ensaio não destrutivo, isto é, eles são tipos de testes que não fazem uso físico do objeto em observação e não interferem em seu funcionamento, sendo assim podem ser feitos mesmo se ele estiver executando sua função.
Os tipos de ensaio não destrutivos são basicamente jeitos de examinar a estrutura e montagem do objeto, mais especificamente como foi feita a solda entre os elementos para formar o objeto por inteiro. Mais comumente aplicado em equipamentos e aparelhos industriais que são utilizados em grande demanda em produções.
Com tantos modelos de ensaios não destrutivos existentes, um deles se destaca por não utilizar um aparelho específico para ser realizado, o método de partícula magnética, os outros mais conhecidos são de ultrassom e radiografia e utilizam aparelhos para execução dos testes.
Como funciona o ensaio por partículas magnéticas
No ensaio de partícula magnética o objeto que será analisado é utilizada uma mistura entre ferro e óxido de ferro na superfície do objeto, em seguida ele é magnetizado por uma corrente elétrica, o ponto em que houver uma descontinuidade será visível um campo de fuga, pois a mistura é atraída facilmente para esse campo e ficará visível, podendo ser vista na luz branca em cores como vermelho, laranja, cinza ou de tons fluorescentes em luz negra.
Esse método utilizando partículas magnéticas pode ser aplicado de forma seca ou úmida, mas é bom saber que a forma de aplicação interfere diretamente em como a mistura irá se deslocar e reagir ao campo de fuga. A aplicação feita de maneira seca será sustentada pelo ar, e se deslocará para pontos de fuga maiores e perceptíveis. Já com a aplicação úmida, a mistura é deslocada pelo líquido que está em contato com o objeto e por isso consegue localizar pontos de fuga bem menores, como fissuras de fadiga e desgastes.
Postagem criada em: 11/05/2022 - 20:59
Veja Também em Nosso Blog
- Operação de levantar e deslocar cargas pesadas
- Movimentação de materiais pesados e volumosos
- Alto desempenho em terrenos difíceis e limitado
- Eficiência, segurança e controle orçamentário
- Flexibilidade e suporte durante o trabalho
- Movimentação de itens pesados e complexos.
- Minimizando riscos e aumentando a produtividade
- Segurança e agilidade em projetos desafiadores
- Deslocamento de equipamentos pesados
- Eficiência e segurança das operações
- Levantamento e movimentação de cargas pesadas
- Solução prática, segura e econômica
- Controle de máquinas e equipamentos
- Acionamento seguro de circuitos elétricos
- Confiabilidade e eficiência do sistema
- Setor vital para desenvolvimento de projetos
- Sistemas de aquecimento e resfriamento
- Tecnologia essencial que permite a operação ideal
- Otimizar operações e garantir a precisão
- Proteção de circuitos e equipamentos
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.