Classificação de setores e áreas industriais

Dentro de indústrias há diversos setores, algumas vezes também, uma única empresa da indústria de produção pode realizar a fabricação de mais de um produto ao mesmo tempo.

Com a produção de diversos produtos ao mesmo tempo, é necessário haver diferentes tipos de equipamentos e maquinários para conseguir fazer a produção dos diversos itens, para poder separar os ambientes de produção e não misturar os tipos de produtos que eles estão produzindo.

O ideal é fazer em galpões diferentes, ou em áreas separadas dependendo do que seja, mas o fato é que o ambiente precisa ser sinalizado e documentado para poder entender quais áreas são mais perigosas, e quais delas podem ser mais frequentadas com menos risco.

Razão para realizar um laudo de classificação de áreas

Esse documento sobre os ambientes de fabricação é necessário para que sejam feitas inspeções de acordo com o laudo de áreas classificadas, nome dos documentos sobre as áreas. Nesse laudo é preciso estar indicado os tipos de equipamentos presentes em cada setor, e classificá-los de acordo com os riscos de cada um deles, inclusive é necessário fazer um listagem de todas as máquinas e equipamentos presentes na fabricação, e as normas de segurança que são executadas para proteger o bem-estar dos funcionários presentes durante a fabricação dos produtos.

O laudo das áreas é necessário para conseguir verificar quais os níveis de perigo de cada uma das máquinas e dos equipamentos presentes na linha de produção, dessa forma é possível prever acidentes que possam acontecer e desenvolver medidas para prevenir incêndios que possam vir a ocorrer no caso deles terem problemas.

Postagem criada em: 08/06/2022 - 20:57


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por Engenharias. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.